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Uma loja do Walmart em 19 de fevereiro de 2024, em Secaucus, Nova Jersey. (VIEWpress / Getty Images)

O New York Times faz propaganda para o Walmart

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Tradução
Sofia Schurig

As garrafas de champanhe estão estourando no escritório de relações-públicas do Walmart? Deveriam, depois que o New York Times publicou um artigo que descaradamente defende a linha da empresa sobre seus gerentes "compassivos" que parece um comunicado de imprensa do Walmart.

Se você fosse um repórter do New York Times escrevendo um artigo sobre se as práticas de gestão da empresa podem ser precisamente chamadas de “compassivas”, você teria muitos exemplos recentes para considerar. Na semana passada, o Walmart concordou em pagar US$ 70.000 para resolver uma ação judicial trabalhista por discriminação por incapacidade movida pela Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego dos Estados Unidos (EEOC, na sigla em inglês).

O caso diz respeito a Luis Quiñones, um funcionário na Carolina do Sul que tem uma perna protética. De acordo com a EEOC, a empresa violou a Lei dos Americanos com Deficiências (ADA, na sigla em inglês) ao revogar o direito do homem usar um dos carrinhos elétricos da loja para realizar algumas de suas funções no trabalho, o que ele vinha fazendo há sete meses.

Em vez de encontrar uma acomodação razoável para o funcionário, a empresa o colocou em licença não remunerada por tempo indeterminado. O varejista de grande porte também concordou em oferecer a Quiñones um cargo em uma de suas lojas no estado.

A discriminação contra Quiñones é apenas um dos muitos supostos casos de violações trabalhistas pela megacorporação anti-trabalhador. No final do mês passado, a Região 10 da Junta Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB, na sigla em inglês) emendou uma reclamação consolidada contra um Walmart em Central, Carolina do Sul, alegando que a empresa violou a Lei Nacional de Relações Trabalhistas.

A reclamação alega que o Walmart manteve uma política ilegal limitando o que um trabalhador pode gravar ou fotografar enquanto está no local de trabalho, instruiu os trabalhadores a não levantar suas preocupações com segurança em relação à política de máscara COVID na frente de outros funcionários, emitiu “advertências” e mandou um trabalhador para casa por se envolver em atividades concertadas protegidas com outros trabalhadores ao fotografar preocupações de segurança relacionadas à política de máscaras estabelecida pelo próprio Walmart e se recusou a remover “ocorrências” (pontos de frequência) do arquivo de um trabalhador porque o referido trabalhador apresentou queixas à NLRB.

Isso é apenas uma das quatro mil e setecentas lojas da empresa nos Estados Unidos, um império que a torna a maior empregadora privada do país, com uma força de trabalho nos EUA de 1,6 milhão de pessoas. Em outros lugares, a Região 20 da NLRB emitiu uma reclamação contra a empresa após suposta repressão sindical em uma loja em Eureka, Califórnia. Essa reclamação alega que o Walmart interrogou os trabalhadores sobre suas atividades sindicais na sala de descanso, ameaçou os trabalhadores se continuassem a colocar panfletos pró-sindicais na sala de descanso e removeu seletiva e disparadamente os panfletos pró-sindicais da mesa da sala de descanso e os rasgou na presença dos funcionários.

Esta é uma continuação das reclamações sobre o Walmart que remontam décadas, com a empresa propensa a fechar lojas que se tornam pontos quentes de atividades de organização sindical e política. A antipatia pela organização dos trabalhadores é profunda: como o fundador do Walmart, Sam Walton, escreveu em sua autobiografia, “Sempre senti fortemente que não precisamos de sindicatos no Wal-Mart.”

Walton contratou o pioneiro advogado anti-sindical John Tate para codificar essa política. “Eu odeio sindicatos com paixão”, Tate disse uma vez.

A empresa tem uma linha direta para os gerentes ligarem ao primeiro sinal de atividade sindical e a inclusão de vídeos de propaganda anti-sindical como parte da orientação dos funcionários. Como Martin Levitt, coautor de Confissões de um Destruidor de Sindicatos, que uma vez consultou para o Walmart, disse: “Nunca vi uma empresa que se esforçasse tanto quanto o Walmart para evitar um sindicato.”

Como Rick Wartzman relata em Still Broke: Walmart’s Remarkable Transformation and the Limits of Socially Conscious Capitalism, em setembro de 2004, um Tate aposentado disse a uma multidão de executivos do Walmart: “Os sindicatos trabalhistas não são nada além de parasitas sanguessugas vivendo do trabalho produtivo de pessoas que trabalham para viver!” “Os fiéis do Walmart se levantaram, gritando e aplaudindo sua aprovação”, escreveu Wartzman.

A cadeia de suprimentos do Walmart se estende pelo globo, abrangendo cerca de cem mil fornecedores.

No exterior, as alegações anti-trabalhistas são piores. Como um organizador sindical de Bangladesh disse ao New York Times em 2021, os fornecedores desse país não pagam um salário digno, e a gerência orienta os trabalhadores sobre como mentir para os auditores da empresa quando questionados sobre suas condições de trabalho. Bangladesh foi o local do pior desastre ligado à corporação: o colapso em abril de 2013 do edifício Rana Plaza, que abrigava várias fábricas de vestuário, que matou mais de mil pessoas e feriu muitas mais. Vítimas e suas famílias processaram o Walmart e várias outras varejistas que compravam dessas fábricas.

Um relatório de 2015 da Asia Floor Wage Alliance, uma coalizão de sindicatos e organizações de direitos humanos, encontrou abusos generalizados nos fornecedores da empresa no Camboja, Índia e Indonésia. Esses abusos vão desde assédio sexual até roubo de salários, retaliação contra a organização dos trabalhadores até condições de trabalho inseguras.

O histórico anti-trabalhista da empresa é longo e sério, indicativo de uma cultura corporativa de repressão implacável à sua força de trabalho — e o oposto polar de qualquer coisa que se possa chamar de “compassiva”. Curiosamente, você não saberia nada disso se lesse um artigo publicado na terça-feira no New York Times sobre o novo programa de treinamento de gestão da empresa, que parece uma reimpressão levemente editada de

um comunicado de imprensa do Walmart. Com o título “Walmart Quer Ensinar Empatia aos Gerentes de Loja”, o artigo examina a “Academia de Gerentes” da empresa, um programa de treinamento de liderança que começou em julho de 2022.

A cada semana, a empresa voa grupos de cinquenta gerentes de todo o país para participar do treinamento. Cerca de mil e oitocentos gerentes participaram no ano passado, e espera-se que dois mil e duzentos participem este ano. Ao chegar à sede do Walmart em Bentonville, Arkansas, os participantes aprendem que “o sucesso do Walmart é possível apenas se os gerentes das lojas cuidarem de seus trabalhadores e dos clientes e da comunidade onde operam”.

Nos é dito que os participantes “recebem um tour de uma hora pela sede onde executivos passam e conversam” — que generosidade da parte deles, que grande empresa! — e que eles participam de sessões sobre “como fazer todos os seus trabalhadores, desde os mecânicos no departamento de reparação de carros até os trabalhadores do turno da noite limpando os pisos e os que reabastecem maçãs no departamento de mercearia, sentirem-se como se estivessem contribuindo para a missão corporativa maior.” Vemos retratos dos participantes da Academia de Gerentes e ouvimos alguns deles graças a “entrevistas organizadas pelo Walmart”.

O programa é uma resposta à agitação trabalhista da pandemia, na qual muitos trabalhadores passaram a entender que seus empregadores se importam mais com o resultado final do que com a saúde e o bem-estar de seus funcionários. A empresa aumentou os salários para garantir a retenção: o salário médio base dos gerentes agora é de US$ 128.000, além de opções de ações, enquanto os trabalhadores de linha de frente ganham em média US$ 18 por hora. E o Walmart está fortalecendo o apoio e a unidade gerencial por meio do programa de treinamento.

Mas e os trabalhadores que esses gerentes estão gerenciando — os beneficiários da suposta empatia recém-descoberta de seus chefes? A repórter de negócios Jordyn Holman dedica apenas dois parágrafos a alegações sobre as práticas trabalhistas exploradoras do Walmart, mas os detalhes que brevemente recebemos são horríveis. Sabemos que um trabalhador morreu durante um turno em 2022 depois que seu gerente de loja disse para ela “se recompor” quando ela pediu para ir para casa porque o local estava com falta de pessoal. Não sabemos o nome dela, mas era Janikka Perry.

Donna Morris, a “chefe de pessoal” da Walmart Inc., se recusa a comentar o caso, mas diz ao repórter que “sempre temos um foco em garantir que nossas pessoas sejam a primeira linha do que um gerente deve pensar”.

O repórter aceita essa declaração como verdadeira e rapidamente passa para frente, escrevendo que “o Walmart não é a única empresa focada em fazer com que seus gerentes pensem dessa forma” antes de fazer a transição para uma análise mais ampla sobre a aparentemente crescente “ênfase da América corporativa em liderança compassiva”. Não recebemos prova de que essa ênfase seja mais do que mera conversa, nenhuma consideração se o destino de Perry — que, apenas para reiterar, morreu enquanto trabalhava no Walmart — seja indicativo de um padrão de má conduta ou negligência corporativa em vez de um acidente isolado. Não ouvimos nada sobre os casos da NLRB, as supostas abusos na cadeia de suprimentos internacional, ou que o Walmart concordou em reintegrar um trabalhador e pagar US$ 70.000 por violar a ADA apenas cinco dias antes do New York Times publicar o artigo.

Isso não é jornalismo — é publicidade gratuita e estenografia corporativa para uma das corporações mais notoriamente anti-trabalhistas do país, escrita e publicada pelo jornal mais influente do mundo que afirma se pautar pelos mais altos padrões do jornalismo.

Há duas possibilidades aqui: ou o repórter do Times é bem versado na lista de abusos do Walmart (abusos que se tornaram comumente conhecidos entre milhões de americanos médios e cobertos repetidamente e em profundidade pelo próprio Times) e simplesmente optou por não avaliar se o treinamento de empatia da empresa faz algo para melhorá-los, ou ela e seus editores no jornal de registro eram alegremente ignorantes desses abusos. É difícil saber qual seria mais perturbador.

Sobre os autores

é redatora da equipe da Jacobin. Seus textos são publicados no Washington Post, Vox, the Nation, n + 1, entre outros lugares.

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Published in América do Norte, Austeridade, Imprensa, Notícia and Trabalho

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